PROGRAMA ENTRE COMUNIDADES
Na língua portuguesa a palavra entre é uma preposição que significa relação entre três ou mais coisas ou pessoas; mas também pode ser a conjugação, no modo imperativo, do verbo entrar.
Na língua portuguesa a palavra entre é uma preposição que significa relação entre três ou mais coisas ou pessoas; mas também pode ser a conjugação, no modo imperativo, do verbo entrar.
A palavra comunidade, do latim communitate, está relacionada aos conceitos de conjunto comunhão, espaço, participação e totalidade. No contexto especifico da aprendizagem, esses construtos se combinam para dar origem à noção de pessoas com comunhão de interesses, objetivos e ideais; reunidas em ambientes reais ou virtuais; envolvidas num esforço solidário e cooperativo de todos, para processar informações e organizar conhecimentos. (PÉRISSÉ,2003)
O Programa Entre Comunidades abarca os dois sentidos da palavra entre: ao mesmo tempo em que é um convite para a comunidade externa entrar na Universidade é uma proposta de estabelecer relações efetiva e afetiva entre os diversos programas e projetos sociais e o mundo acadêmico da Universidade. Por sua vez, o conceito de comunidade refere-se a uma cultura de participação coletiva, partilha de conhecimentos adquiridos, visando interação e troca de saberes entre todos os grupos, neste caso, projetos e programas sociais.
O Programa Entre Comunidades traz na sua essência a meta de fortalecer a relação da UFES com as comunidades e movimentos sociais, favorecendo trocas solidárias de saberes e experiências por meio da integração e o intercâmbio que visam fortalecer e dar novos impulsos ao protagonismo dos programas/projetos de extensão e comunitários.
As ações do Programa Entre Comunidades foram classificadas em duas áreas principais Cultura e Educação, considerando que a primeira abrange a dimensão da sociedade que inclui todo o conhecimento num sentido ampliado e todas as maneiras como esse conhecimento é expresso; e a segunda engloba diversas modalidades de aquisição de saberes e conhecimentos no público atingido com o intuito de desenvolver potencialidades visando uma melhor integração individual e social.
E, optamos em adotar a linha de extensão Desenvolvimento Humano, como forma de operacionalizar os temas das diversas áreas do conhecimento, especialmente de ciências humanas, biológicas, sociais aplicadas, exatas e da terra, da saúde, ciências agrárias, engenharias, lingüística (letras e artes), visando à reflexão, discussão, atualização e aperfeiçoamento humano.
Texto: Clair da Cunha Júnior
Revisão textual: Marlene Martins de Oliveira
ENTRE COMUNIDADES /UNIVERSITÁRIO
Campos de atuação: Região da Grande Vitória, Alegre e São Mateus.
Justificativa: A partir das diretrizes do Plano Nacional de Extensão, essa linha desenvolvida pelo Programa Entre Comunidades visa atender, promover e fomentar as ações de extensão nos pólos universitários da UFES, levando em consideração o tripé ensino-pesquisa-extensão.
O Evento é idealizado de forma compartilhada entre estudantes, professores, e servidores e parceiros da comunidade local, por meio de reuniões mensais, com formação de equipes de trabalho (infra-estrutura, intercâmbio, programação acadêmica e cultural, divulgação, visitas aos projetos e contatos institucionais). Este evento ocorre desde 2005, inicialmente no campus de Goiabeiras, com o êxito nos anos seguintes se fez necessária sua ampliação e no ano de 2009 o evento foi realizado no campus de Alegre e São Mateus, ampliando ainda mais seu campo de atuação.
Objetivo: Promover o diálogo e o entrelaçamento entre as áreas de extensão (Comunicação, Cultura, Educação, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho) potencializando e divulgando as ações no meio acadêmico e nas comunidades onde estão inseridos os pólos universitários da UFES, e assim contribuir para o desenvolvimento cultural e social local.
ENTRE COMUNIDADES /CULTURAS POPULARES
Campos de atuação: o conjunto das populações tradicionais rurais e urbanas do Espírito Santo, dentre elas as Quilombolas, Indígenas, Comunidades de marisqueiras e pescadores de Anchieta, Paneleiras de Barro de Goiabeiras Velha, Pomeranos de Santa Maria de Jetibá, Comunidade de pescadores, Catadores de caranguejo e desfiadeiras de siri de Caieiras, abrangendo também manifestações culturais tradicionais entre outros.
Justificativa: A partir de visitas a convites realizados por diversas comunidades tradicionais, a equipe do Programa Entre Comunidades, iniciou uma reflexão e um planejamento de ações que possibilitasse atender as demandas decorridas desses grupos. Pautando-se no decreto 6.040/2007, que define povos e comunidades tradicionais como grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição. As ações do referente programa seguirão as diretrizes segundo a qual reconhecem explicitamente o respeito à diversidade étnica, o direito à educação diferenciada e à prática religiosa específica, contribuindo para a valorização e fortalecimento das identidades desses povos. Neste ano de 2010, inicialmente o programa pretende realizar ações, em comunidades quilombolas na região da Grande Vitória e outra em comunidades indígenas localizadas no município de Aracruz.
Objetivo: Promover o diálogo e o entrelaçamento entre a Universidade e as Comunidades Tradicionais, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e econômico das comunidades atendidas.
ENTRE COMUNIDADES /CIDADES
Campos de atuação: Municípios do Estado do Espírito Santo.
Justificativa: A partir de demandas feitas por municípios do interior do Estado, onde não haja pólos universitários da UFES, o Programa Entre Comunidades visa atender as especificidades de cada localidade fortalecendo as competências, apoiando a capacitação técnica de quadros da administração pública municipal ou dos agentes sociais locais.
Objetivo: Promover o diálogo e o entrelaçamento entre a Universidade e as comunidades potencializando e divulgando as ações do meio acadêmico nos municípios onde não haja os pólos universitários da UFES, e assim contribuir para o desenvolvimento cultural e social local.
ENTRE COMUNIDADES /ESCOLAS
Campos de atuação: Escolas da rede pública municipal e estadual.
Justificativa: A partir de convites feitos pelas instituições de ensino públicas municipais e estaduais, a Universidade contribuirá com recursos humanos, promovendo capacitação para o corpo docente e gerencia, e para o público discente oficinas sócio-culturias objetivando a promoção de uma escola democrática e inclusiva.
Objetivo: Promover o diálogo e o entrelaçamento entre a Universidade e a comunidade escolar municipal e estadual, potencializando e divulgando as ações do meio acadêmico nas localidades onde estas estiverem inseridas, e assim contribuir para o desenvolvimento cultural e social local, bem como a melhoria da qualidade de ensino.
Texto: Clair da Cunha Júnior
Revisão textual: Marlene Martins de Oliveira