segunda-feira, agosto 13, 2012

Projeto Culturas Populares do Programa Entre Comunidades auxilia na conquista de mais um Prêmio da SECULT para Piabas.



No dia 08 de agosto, quarta feira, os documentos finais de Dona Maria da Hora para contemplação do PRÊMIO “MESTRE ARMOJO DO FOLCLORE CAPIXABA – EDIÇÃO 2012” foram entregues na Secult pela equipe do Entre Comunidades. Dona Maria, é Rainha há 65 anos na Banda de Congo Piabas/Irundi, pertencente às comunidades rurais de Piabas, município de Fundão e Ibiraçu, e Irundi/Fundão.



Á frente Dona Maria da Hora.
Da esquerda para direita: Ana da Hora e Maria da Hora.
Ela e sua irmã, Ana da Hora, foram pioneiras na atividade dentro da Banda e há anos trabalham em favor da cultura do Congo, de produção de saberes e fazeres populares e de repasse dos mesmos. São portadoras de saberes que estão se perdendo com o tempo, como as toadas, que são cantadas apenas por elas, Mestre e os congueiros mais antigos, o que caracteriza uma Banda quase que instrumental. As memórias dessa senhora relatam as festas desde o princípio, de como se organizou e se modificou com o passar dos anos.


Dona Maria da Hora, mora distante da comunidade em uma casa pequena e humilde de chão de cimento grosso, separada em quatro cômodos, que divide com os três netos, a filha e a irmã. O recurso financeiro será revertido para melhorias de qualidade de vida para ela e a família, como a instalação de uma antena de celular para se comunicar com amigos, parentes e integrantes da Banda.

O grupo já foi contemplado em outros anos. Em 2010, Albino Casimiro, Capitão Bino como é conhecido, que é um dos mais antigos mestres em atividade do estado, foi contemplado pelo mesmo Prêmio, e em 2011 a Banda que ele rege foi premiada pelo EDITAL de SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS E CONCESSÃO DE PRÊMIO DENOMINADO “PRÊMIO RENATO PACHECO” A GRUPOS FOLCLÓRICOS RADICADOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, PARA A AQUISIÇÃO DE INDUMENTÁRIAS, ADEREÇOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS.

O Programa Entre Comunidades é quem assessora a Banda e os mestres na participação desses editais, através do projeto Culturas Populares desenvolvida na Comunidade de Piabas desde 2009. O inicio do trabalho foi de registros e divulgação das manifestações culturais presentes na localidade, atualmente além da assessoria o projeto desenvolve pesquisa e outras as ações que atendam as demandas da comunidade.




Texto: Juliana Casotto Pirchiner
Revisão textual: Marlene Martins de Oliveira
Fotos: Marlene Martins de Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário