È preciso destacar um outro momento pedagógico na comunidade, os instrumentos assim como o barco receberam uma arte específica com técnica de tie dye em temáticas da natureza e símbolos religiosos locais, desenvolvida pela artista visual Ana Lúcia Gonçalves, que realizou uma oficina de pintura em parceria com o Programa Entre Comunidades.
A Roubada do Mastro ocorreu no sábado na residência de um dos membros da comunidade, que, como de costume, oferece um farto lanche para os congueiros. Esta partilha é para lembrar e homenagear São Benedito, descendente de escravos, nascido na Itália, era cozinheiro explica Neto. Esta afirmação confirma que toda ação dentro da manifestação do Congo é simbólica.
Ainda na Roubada do Mastro a Banda parou por alguns momentos para uma conversa de conscientização da simbologia dos objetos no Congo. O Presidente da Banda, que neste dia substituía Mestre Bino, o capitão oficial da Banda, explicou que papel desempenhado pelo Mestre representa o capitão do mato, o chicote, um bastão enfeitado de fitas, e o apito utilizado para puxar a banda reproduzem o controle dos escravos.No domingo, o evento foi marcado pelo sincretismo religioso, foi realizada a primeira missa afro celebrada pelo Padre Leandro Siqueira, da Paróquia São Marcos, Ibiraçu, que trouxe a Banda de Congo São Cristovão do município, para fazer parte da celebração. Após a missa, os participantes seguiram o cortejo das Bandas e compartilharam da fincada do mastro. Neste dia, quem apitou o Congo foi Mestre Aroldo, Capitão da Banda de Timbuí/Fundão, com a presença das Bandas de Congo São Pedro, da Comunidade Quilombola de São Pedro /Ibiraçu, das Bandas de Fundão, Timbuí e Ibiraçu.
Vídeo: Juliana Casotto Pirchiner
Referências:
Acessado em 18/01/2012 http://anjodapuresa.blogspot.com/2009/12/historia-de-sao-benedito.html#!/2009/12/historia-de-sao-benedito.html
GOHN, MARIA DA GLÓRIA. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010. (Coleções questões da nossa época; v. 1).
Revisão textual: Marlene Martins de Oliveira
Fotos: Marlene Martins de Oliveira
Juliana Casotto Pirchiner
Juliana Casotto Pirchiner
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