terça-feira, agosto 23, 2011

Banda de Congo Piabas/Irundi contemplada pela Secult

A Banda de Congo Piabas/Irundi foi contemplada pela Secult (Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo) com o Prêmio “Renato Pacheco”, no valor de R$ 10.000,00. O prêmio é destinado a seleção de Projetos Culturais e Concessão de Prêmio a Grupos Folclóricos radicados no estado, para aquisição de indumentárias, adereços e instrumentos musicais.

O Ato de Convocação se deu no último dia 15 de agosto e foi motivo de muita alegria para a Banda. No ano passado o capitão da banda, Mestre Bino Casimiro foi contemplado com o Prêmio Mestre Armojo do Folclore Capixaba.

Estas premiações e o reconhecimento da cultura local têm fortalecido a tradição do Congo nas comunidades de Piabas e Irundi. O prêmio deste ano proporcionará investimentos em adereços e novas indumentárias para Rainhas e Mestre, além de possibilitar aquisição de novos instrumentos, como casacas e tambores. Para Neto Monfardini, presidente da Banda, este prêmio não poderia vir em melhor hora. “Os instrumentos que possuímos hoje são poucos diante do número de congueiros e os tambores utilizados datam mais de 50 anos de uso, são tonéis de vinho que foram trazidos pelos imigrantes italianos que aqui chegaram. Mesmo após tantos anos, ainda é possível ver a marca do vinho neles.”

A Banda é formada por integrantes das comunidades rurais de Irundi/Fundão e Piabas, que faz divisa entre os municípios de Fundão e Ibiraçu. Sua característica principal é a miscigenação dentro da Banda, que é constituída por descendentes de escravos e italianos, além da integração de muitas crianças e adolescentes, ponto relevante que tem despertado o interesse de Neto em formar a primeira Banda de Congo Mirim de Piabas/Irundi.
Texto: Juliana Casotto Pirchiner.
Foto: Clair da Cunha Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário