terça-feira, junho 28, 2011

Mostras Entre Comunidades

A Mostra é uma ação de extensão, com objetivo de fortalecer a rede de intercâmbio entre programas e projetos, a fim de divulgar os saberes produzidos no âmbito institucional e na comunidade. Este evento é promovido na PROEX por meio do Programa Entre Comunidades com vistas à criação de um Fórum Permanente de Integração desta Universidade com as Comunidades, conforme indicação do Planejamento Estratégico da UFES.


A Metodologia
O Evento é idealizado de forma compartilhada entre estudantes, professores, servidores e representantes de comunidades, por meio de encontros da equipe e das comunidades assistidas, com formação de equipes de trabalho (infra-estrutura, intercâmbio, programação acadêmica e cultural, divulgação, visitas aos projetos e contatos institucionais.

Público Beneficiário
Representantes de programas, projetos, ONGs, comunidades da Grande Vitória, outros municípios do Estado, alunos, professores e servidores, escolas, universidades e faculdades públicas e privadas.

Mostra 2005

A I Mostra de Extensão Entre Comunidades ocorreu nos dias 11 e 12 Novembro de 2005, na Universidade Federal do Espírito Santo onde estiveram envolvidos os Projetos de extensão da comunidade universitária, como também projetos das comunidades.
O evento contou com a presença de vários bairros dos seguintes municípios: Vitória com 22 (vinte dois), Serra com 17 (dezessete), Cariacica com 16 (dezesseis), Vila Velha com 19 (dezenove), Guarapari com 02 (dois) e Viana com 01 (um).
No evento compareceram 27 projetos/programas e foram realizados 11 oficinas, 05 mini-cursos. Total de 1.500 pessoas estiveram presentes na Mostra.

Grupo União Jovem Jesus de Nazareth

FÓRUM DE ACESSIBILIDADE- 2005

O Fórum de Acessibilidade na UFES surgiu no de 2004 e a partir de 2005 passou a integrar o projeto Entre Comunidades. Nasceu pela urgência da inclusão das pessoas com necessidades especiais (pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, etc.) nas Escolas de Ensino Fundamental, Médio, Faculdades e Universidades. Inicialmente, o objetivo era a promoção das acessibilidades física (rampas, guias, elevadores) e didático-pedagógica (sala de apoio) dos acadêmicos com alguma necessidade especial, bem como sensibilizar/informar a comunidade universitária. A partir dos encontros foram percebidas a necessidade de ações com maior abrangência, incluindo uma política de acessibilidade para o campus universitário. O Fórum possibilitou modificações no meio edificado, a criação do Dosvox, programa de tradução para deficientes visuais e a contratação de interpretes de libras. Também contribui para a criação da Secretaria de Inclusão Social.

Mostra 2006
A II Mostra de Extensão Entre Comunidades – tema “Direitos Humanos e Justiça Social” ocorreu nos dias 24, 25 e 26 de Agosto de 2006, na Universidade Federal do Espírito Santo, com o objetivo de identificar novas parcerias e, assim, ampliar as ações de extensão. Dentre os setores da sociedade envolvidos no Projeto Entre Comunidades destacam-se Programas, Projetos, Instituições, Unidades e Comunidades.



Mostra 2007

A III Mostra de Extensão Entre Comunidades – tema “Trocando Idéias Somando Conhecimentos” ocorreu nos dias 03, 04 e 05 de outubro 2007 –– no qual se divulgou as ações de extensão e dos projetos comunitários e promoveu o intercâmbio entre os trabalhos desenvolvidos por movimentos sociais, instituições públicas e privadas e ONGs que atuam na busca pelo desenvolvimento social.

Os Espaços de Diálogo ocorreram por meio de mesas-redondas simultâneas com os seguintes subtemas:
Acessibilidade: Uma Sociedade para Todos;
Gênero e Diversidade Sexual: Construindo Novas Formas de Convivência;
Soro positividade e Auto-Estima;
Direitos Humanos e Perspectivas sobre o Sistema Prisional;
Saúde Mental e Cidadania;

No horário vespertino foram realizadas as seguintes oficinas temáticas, com a participação de 85 (oitenta e cinco) pessoas:
Memória Familiar: brincando e aprendendo a preservar ;
O Cuidar como Caminho para a Paz ;
Estética, Auto-Estima e Afro-Identidade;
Canto e Encanto - e- Gênero, Diversidade Sexual e Direitos Humanos ;

O encerramento do dia temático Diversidade e Paz foi feito por meio da Roda de Conversa: Construindo uma cultura de Paz que buscou resgatar as impressões acerca de todo o dia e socializar as informações entre o participantes das diversas atividades. Total de 2.000 pessoas estiveram presentes no evento.

Senadora Marina Silva, na época Ministra do Meio Ambiente

Lama Padma

Mostra 2008 – Alegre

O Programa Entre Comunidades com a proposta de expandir e de apresentar as comunidades os resultados dos projetos dos pólos universitários, passou a realizar a Mostra nos municípios de Alegre e São Mateus. O município de Alegre foi o primeiro a sediar o evento. O 4º Entre Comunidades que teve como título I Mostra Artística, Cultural e Social do município aconteceu no dia 28 de novembro de 2008 e contou com Shows, Exposição de Artesanatos, Apresentação dos Projetos de Extensão, Mostra de cursos do CCA-UFES e Ações Sociais.

Grupo de Bate Flecha de Alegre

PITANGA – 2008

A comunidade de Pitanga se localiza no município da Serra. O projeto que aconteceu no ano de 2008, consistiu em capacitação para elaboração de projetos sociais em diversas áreas: educação, meio ambiente, saúde, turismo, dentre outras. Também foram promovidas oficinas temáticas para as distintas áreas. Todas as ações realizadas em Pitanga posteriormente foram advindas da experiencia com projeto. No mês de julho de 2011 o Programa foi solicitado a retomar o projeto em Pitanga, Nova Carapina e Planalto Serrano, atendendo as demandas destas localidades.

Moradores de Pitanga, Planalto Serrano e Nova Carapina

INCUBADORA – 2008

O Projeto Incubadora surgiu com objetivo de prestar apoio e assessoria a grupos de Economia Popular Solidária, através de incubação e pós-incubação de Empreendimentos Solidários, visando o desenvolvimento sócio-econômico-cultural e humano para a formação da cidadania coletiva e redução das desigualdades sociais. Assim como criar as condições de acesso à alimentação necessária para a população em situação de vulnerabilidade sócio-econômica, contribuindo para a realização de um dos direitos essenciais do homem.



PROJETO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA- JOCICA-2008

O projeto jocica foi um projeto que promoveu concursos na area tecnologica entre alunos das escolas públicas da grande vitória. o 3º JOCICA aconteceu do dia 10 ao dia 12 de dezembro de 2008, na galeria de artes da UFES. Os melhores trabalhos foram indicados para participação na FEBRACE 7 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia na Escola Politécnica da USP – São Paulo.



PROJETO JOVEM CIENTISTA CAPIXABA- JOCICA-2009

O 4º concurso Jovem Cientista Capixaba ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2009 e foi realizado pelo Programa Entre Comunidades, UFES, CEPA (Círculo de estudo, Pensamento e Ação) e contou com o apoio cultural da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica que comemorava 100 anos de vivência. O primeiro, o segundo e o terceiro colocado foram indicados a representarem o estado na FEBRACE 8 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia na Escola Politécnica da USP – São Paulo, realizada em março de 2010. Houve também duas menções honrosas e dois destaques.



NOSSA HISTÓRIA NOSSO BEM – 2009

O Projeto Nossa História Nosso Bem é fruto de um amplo e democrático planejamento estratégico – o Plano Bem Maior 2018 – realizado pelos participantes do Fórum Bem Maior em aliança com o Ateliê de Idéias. O projeto culminou numa cartilha que traz o registro das lembranças e memórias dos bairros envolvidos no projeto: São Benedito, Jaburu, Bairro da Penha, Floresta, Itararé, Bonfim, Engenharia e Consolação, contadas por seus moradores.

Morro de São Benedito

PROJETO LUZ – 2009

O Projeto Luz, de autoria de Renata Barcellos Caetano Soares, surgiu no ano de 2009 em parceria com a EMEF Iolanda Schneider Rangel da Silva, da rede pública municipal. Trabalha juntamente com à Equipe Pedagógica da EMEF, que encaminha alunos com rendimento escolar insatisfatório e/ou em situação de vulnerabilidade social. Sobre coordenação do Programa Entre Comunidades atua oferecendo aulas de reforço para estes alunos da rede pública. As aulas de reforço ocorreram em ambiente separado da EMEF, em três salas cedidas pela Igreja Batista Betel.

Em seu 1º ano de atuação, o Projeto Luz obteve um rendimento espetacular. Superando as expectativas. Tanto a comunidade escolar, como a local, abraçaram a idéia de realizar esta intervenção no desenvolvimento dos alunos. Cinco estudantes de Pedagogia atuam no projeto, aprendendo a dar aulas a partir das “dificuldades de aprendizagem” o que oferece ao acadêmico um diferencial em sua profissão.

Monitora com aluno do projeto

Mostra 2009 – Alegre

A II Mostra Entre Comunidades foi em comemoração aos 35 anos de Semana de Arte e teve como tema Por todos os caminhos ocorreu entre os dias 22 a 28 de agosto de 2009, com apresentações dos projetos de extensão. o evento foi marcado com o II Encontro regional de extensão CCA-UFES.


Mostra 2009 – São Mateus

A mostra São Mateus 2009 ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro de 2009 e ofereceu oficinas gratuitas a comunidade. Contou com atividades de lazer, cineclubes, teatro, esportes, educação, artesanato e apresentações culturais.
Apresentação Cultural de dança afro

NUCLEO DE PRATICANTES DO TEATRO DO OPRIMIDO (NUPRATO) – 2009

No ano de 2009 surge o NUPRATO, projeto ligado ao programa Entre Comunidades. A idéia de formação do Núcleo de Praticantes do Teatro do Oprimido surgiu após a experiência vivenciada por um grupo de pessoas que trabalhou com a metodologia do Teatro do Oprimido junto a jovens e adolescentes de bairros periféricos da Grande Vitória, caracterizados pelos altos índices de violência, durante aproximadamente oito meses. Considerando o imenso potencial da metodologia, decidiu-se pela formação de um grupo para possibilitar a sua difusão e prática junto aos mais variados públicos.

A pretensão do Projeto é a difusão do Teatro do Oprimido no Estado do Espírito Santo, ampliando os espaços de diálogo, envolvendo os mais diversos setores da sociedade na busca de alternativas concretas para a resolução de problemas cotidianos, de modo a inibir a discriminação e garantir direitos, buscando fomentar grupos de TO, articulando ações entre praticantes e grupos de TO em âmbito regional, nacional e internacional e realizando eventos como seminários, encontros, festivais, apresentações de espetáculos entre outros.

Alunos da oficina TO

AÇÃO AUDIOVISUAL – 2009

O Ação Audiovisual, de autoria de Claúdia Rangel, é um Projeto de Extensão da UFES. Seu objetivo é divulgar a utilização das produções audiovisuais – cinema e vídeo – na educação. O projeto integrou o programa Entre Comunidades no ano de 2009 e 2010 e realizou várias ações: a Mostra Ação Audiovisual 2009, o Cineclube Curta a Educação, voltado para estudantes de Pedagogia do Centro de Educação da UFES, Oficina TV de Bolso e a Oficina Linguagem do Audiovisual para educadores da PMV.

Participação do Diretor e ator Marcos Konká no cineclube

Mostra 2010 - Araçatiba

Araçatiba
Este povoamento de negros remanescentes recebeu a alcunha de comunidade tradicional por ser uma das vilas mais antigas do município de Viana, que fica distante a 23 km da sede e 30 km de Vitória. De acordo com o cadastro do Programa de Saúde da Família - PSF, tem 200 famílias, cada família tem em média de 03 a 04 pessoas e, desta forma, possui cerca de 803 moradores.
O trabalho idealizado de forma compartilhada entre estudantes, professores, servidores e representantes da comunidade, por meio de reuniões mensais e com formação de equipes de trabalho (infra-estrutura, intercâmbio, programação acadêmica e cultural, divulgação, visitas aos projetos e contatos institucionais) culminou com a Mostra, com objetivo de promover o diálogo e o entrelaçamento entre a Universidade e a comunidade tradicional, contribuindo para o seu desenvolvimento cultural, social e econômico.
O evento ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010. A I Mostra contou com oficinas gratuitas de grafite, artes em estandartes, música, pintura em rosto, teatro, desfile afro com produções do Costurart – Atelier das mulheres quilombolas de Araçatiba e apresentações de bandas de música capixabas e local.

         
Vídeo clipe da Mostra de 2010, Clair da Cunha Jr

PROJETO COMUNIDADE INDÍGENA - 2010

Esta ação de extensão foi idealizada de forma compartilhada entre representantes da comunidade indígena Guarani; estudantes, professores, servidores da UFES; e técnicos da FUNAI, por meio de reuniões periódicas, com formação de equipes de trabalho (articulação e contatos institucionais, infra-estrutura e comunicação).

O objetivo é proporcionar espaços de troca de saberes e fazeres entre os participantes do projeto e possibilitar à comunidade Guarani acesso aos bens culturais e científicos, atendendo aa demandas advindas do grupo e respeitando a característica cultural Guarani.

O projeto propiciou uma troca cultural, o intercâmbio entre a comunidade guarani de Aracruz com a comunidade quilombola de Araçatiba através do Amistoso Raízes do Brasil na Mostra Cultural realizada na comunidade dos descendentes de escravos e a participação da comunidade indígena na Semana de Ciência e Tecnologia que aconteceu em Vitória.

Visita dos Petianos à Aldeia Pau Brasil, Aracruz  

VISITA MONITORADA AO MUSEU DE MINERAIS E ROCHAS – 2010

A equipe Entre Comunidades monitorou a visita da EMEF Maria Barros Horts do município de Iúna, ao Museu de Minerais e Rochas, no Departamento de Geografia e ao Observatório Astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo. Alunos e professores conheceram o campus de Goiabeiras e tiveram uma explanação sobre minerais e rochas. O objetivo era despertar o interesse dos alunos pela Universidade e pelos cursos oferecidos.

Museu de Minerais e Rochas - CCHN - Ufes

MOSTRA ABD – 2010

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtas Metragistas do Espírito Santo, mais conhecida como a ABD capixaba foi fundada em abril de 2000. Desde 2004 a ABD realiza anualmente no Estado a Mostra de Produção Independente temática. No ano de 2010 a Mostra foi realizada em parceria com o Programa Entre Comunidades e teve como tema o aniversário de 10 anos da ABD Capixaba. O local de realização foi o Cinemetrópolis e o Salão PROEX, onde passaram em torno de 5000 pessoas nos três dias de evento.


PROJETO ENTRE COMUNIDADES ESCOLARES 2010 (ESCOLA JOÃO LOIOLA)

O projeto piloto Entre Comunidades Escolares foi realizado na EEEFM João Loyola localizada na Serra sede. O primeiro contato com a escola se deu no mês de julho de 2010, sendo o projeto apresentado, formulado conforme as demandas da instituição e mediante aos pré-projetos realizados pelo corpo docente, em outubro. Essa ação de extensão articulou e promoveu pesquisa quantitativa por meio de questionário para identificação do público beneficiário, capacitações e assessoria técnica os profissionais da escola, no intuito de capacitá-los na formulação de projetos e na implantação dos mesmos dentro do espaço escolar. A coordenadora do Programa também realizou duas palestras para a Semana da Família na Escola.

Encontro com a familiares dos alunos

Mostra 2011 - São Mateus

Nos dias 06, 07 e 08 de abril de 2011, atendendo a solicitações e demandas foi realizada a II Mostra Entre Comunidades em São Mateus. A Mostra São Mateus deste ano teve como tema: Cultura e Educação: a interlocução entre Saberes e Fazeres.
Foram ofertadas gratuitamente oficinas de molde vazado com pintura a mão livre, grafite informática, inglês, artesanato com pet, arte brincante para educadores, mecânica e automóveis, fitoterapia, oficina para gestantes, muay thai, espanhol, dança, teatro além de palestras sobre direitos do trabalhador, gestão de negócios, direitos do consumidor e cineclubes.



Cineclube curta a educação

Texto:
Clair da Cunha Júnior
Juliana Casotto Pirchiner

Revisão textual:
Marlene Martins de Oliveira

Fotos:

Marlene Martins de Oliveira

Clair da Cunha Júnior

Juliana Casotto Pirchiner

Nenhum comentário:

Postar um comentário